9.11.11

Alimentação para espantar o mau humor? Gostei!



Ultimamente tenho me alimentado de forma mais saudável e até já consegui diminuir uns centímetros (não sei quantos!), pois percebo pela roupa, além de algumas pessoas também terem reparado. Mas essa mudança de comportamento em relação à comida não foi única e exclusivamente perder peso e sim, melhorar minha qualidade de vida. 


Refrigerante já não tomo há 7 anos, como muita salada, diminuí a quantidade de carboidratos e doces, o mais difícil. Acho que estou me saindo bem, com a ansiedade controlada e até meu sono melhorou um pouquinho, já que geralmente tenho insônia.


Nas minhas pesquisadas sobre vida saudável achei uma matéria interessante sobre alimentação que melhora o humor. Vejam:


"Alimentação saudável e equilibrada não é bom só para ficar de bem com a balança e prevenir doenças. Ela também pode dar uma mãozinha pra melhorar o humor naqueles dias em que a gente acha que nada vai dar certo. É que alguns alimentos têm em sua composição substâncias que trazem sensação de bem-estar, aumentam a disposição e ainda dão um chega para lá na tristeza."


Ervilha, feijão, grão de bico, carne vermelha, peixes, ovos, leite e seus derivados
Contêm triptofano, precursor da serotonina


Massas, pães, batata, cereais integrais e arroz
São carboidratos ricos em fibras ou amido, ajudam a aumentar a produção de serotonina. Evite os carboidratos simples, como os dos doces, que provocam oscilações nos níveis de açúcar do sangue, causando impacto negativo no humor.


Óleo de milho, mariscos, cereais integrais, carnes
São cheios de cromo, mineral que eleva a ação dos receptores de serotonina


Atum, salmão, sardinha, truta, arenque, cavala, linhaça
Carregam doses generosas de ômega-3, uma gordura do bem que espanta a fraqueza, a fadiga e a desatenção


Brócolis, tomate, rúcula e cogumelo
Fornecem ácido fólico, que interage com a serotonina e a noradrenalina, atuando contra a depressão


Pistache e caju
O duo está lotado de vitamina B1, substância essencial na síntese de neurotransmissores ligados ao bem-estar e que ainda participa da conversão de glicose em energia


Pimenta vermelha, gengibre, linhaça, guaraná em pó, mostarda, café, vinagre de maçã e acelga
Trata-se de alimentos termogênicos, aqueles que aceleram a queima de calorias e têm ação estimulante


Amêndoas, nozes, amendoim e castanhas
Têm magnésio, cobre e selênio, cuja ação antioxidante ajuda a inibir a depressão


Ostras, mariscos e carne vermelha magra
Contêm vitamina B12, que contribui para combater a depressão


Chocolate
Além de ser fonte de triptofano, libera endorfina, que traz sensação de prazer, e ainda garante uma baita disposição mental. Trinta gramas do meio amargo por dia é a medida ideal.


Leia mais aqui e saiba como esses alimentos influenciam no nosso bem-estar.




Fonte: Saúde

3 comentários:

Ia Maluf disse...

Que legal Anna!

Eu adoro dicas sobre alimentação saudável e achei super interessante!

Bjs
Ia

Renata disse...

Anna super legais as dicas, tenho linhaça em casa e estou esquecendo de usar, troquei o arroz e macarrão normal pelo integral fazem 5 meses e tbm já perdi uns centímetros é uma questão se costume.Bjks voltarei aqui mais vezes:)

Ro Archela disse...

Parabéns pelas dicas saudáveis!!! beijos, Ro

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