3.10.11

Novo Método de Organização - Sistema FLYLady

Durante esse tempo que fiquei sem postar, pesquisei muito sobre organização doméstica e acabei encontrando o sistema FLYLady. Confesso que achei meio estranho o fato de eu não precisar fazer as mesmas tarefas todos os dias. Na verdade, eu já não fazia, porque varria a casa uma ou duas vezes na semana (dependendo do cansaço e da enxaqueca), mas não me organizava para isso. Resolvi experimentar o método e tenho gostado bastante. Como são muitas informações e o site está em inglês, recomendo a quem quiser conhecer que entre no blog da Roseli, uma pessoa maravilhosa que preparou esse cantinho com as informações em português. Mas vale da uma olhadinha no site original para conhecê-lo.

O que aprendi até agora e tenho colocado em prática está funcionando. Tenho me sentido melhor e meu tempo está rendendo. É verdade que dias mais puxados e cansativos no trabalho me fizeram adiar umas tarefas alguns dias. Mesmo assim, estou procurando reavaliar minhas rotinas e recriá-las para dar conta de todos os compromissos que envolvem a administração de um lar.

O que mais tenho sentido com a adoção do sistema é o controle da ansiedade. Aprender que não é em um único dia que tudo vai se resolver, ficar limpinho e arrumado de fato, é a primeira coisa que devemos ter em mente. Até dava para limpar e arrumar a casa em um dia, aquele faxinão, sabe? Mas vai além disso. A faxina mais completa, alem de me deixar moída no final da noite, consumia o meu dia, não me permitia fazer mais nada e não terminava de fato com as pendências que eu tinha para organizar como: a papelada, os sapatos, o guarda-roupa. Eu fazia a limpeza pesada e não conseguia arrumar todas as partes, entendem? Depois de 15 dias, me acabava com mais um dia de faxina e assim por diante.

Agora eu faço por partes, conseguindo chegar à todas as áreas da casa e de forma mais organizada. Minha visão de organização é muito mais ampla, com lugar para tudo. Implementar as rotinas (matinal e noturna) ajuda muito e eu consigo me programar melhor, fazendo com que sobre tempo pra eu me dedicar a outras tarefas ou até mesmo ao meu lazer como ler, costurar, ver TV.

Com o tempo vou colocando aqui as mudanças, os progressos e dicas de organização.

Nunca é tarde para mudar o modo de pensar e de fazer as coisas e não há um jeito certo de fazer. Então, devemos decidir a melhor maneira e como queremos fazê-las. 







2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Ana! Usei o sistema FlyLady para começar a me organizar também. Acho a melhor maneira para começar. Depois você acaba adaptando muita coisa, mas no começo é super útil!

Que bom que você se identificou!

Bjs
Ia

Roseli Gomes disse...

Oi Anna!!
Adorei seu depoimento... sempre digo, tem pessoas que tem o Super Dom da Palavra!!!!

Fico muito feliz em saber que é mais uma seguidora do Sistema FLY e que está dando super certo para você..

Como a Ia disse, mais cedo ou mais tarde terá nossa "cara", mas mudamos muitas concepções do "ou tudo ou nada" e ajuda MUITO!!!

Obrigada por compartilhar e informar sobre o assunto!!!!!

Um beijo em seu coração!!!!!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...